<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d7477502\x26blogName\x3djSMS\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLACK\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://jsms.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://jsms.blogspot.com/\x26vt\x3d2558718862538480322', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

segunda-feira, agosto 22, 2005

jSMS à venda?!

É um absurdo!

Há uma "empresa" comercializando o jSMS no mercado livre. O jSMS está sob a licença GPL, que permite que o software seja modificado/vendido, contanto que o código-fonte esteja disponível e seja feita menção à origem do programa (copyright). Além disso, permite que seja cobrado o envio físico de programas GPL, porém, como está escrito no mercado livre, não há custo, pois eles enviam via email!
Essa situação é típica de países de terceiro-mundo como o nosso, onde não há respeito algum pelo software livre!

Notícia publicada no Terra Notícias, seção Tecnologia

Eu venho por meio desse post pedir ao pessoal para enviar emails para o mercado livre, exigindo que o leilão de tal item seja removido e os responsáveis pela venda sejam banidos do serviço!

Postado por renatoc às 12:05 PM

28 Comentários:

Anonymous Anônimo comentou...

Olá!
Fiquei indignado com oq vi! Mandei um e-mail para o mercadolivre! Sou desenvolvedor e sei como é duro desenvolver um software e alguem q não tem o mínimo conhecimento do desenvolvimento tentar ganhar dinheiro com um software GPL por venta!
Sou um fã do seu software ;) abraço!

1:52 PM  
Anonymous Anônimo comentou...

Posso te fazer uma pergunta? Antes de publicar um software GPL você procurou alguém para te dizer que esta licença tem algum valor jurídico no Brasil? Realmente não lí nada a respeito e como no Brasil o sistema de leis não tem muita lógica...não sei nem se existe respaldo jurídico.

3:45 PM  
Anonymous Anônimo comentou...

Ahhhh!!! O problema não é a lei do Brasil!!! O cara teve o trabalho de fazer o programa o vem um outro qualquer e vende o programa que ele fez??? E ainda por cima sem ocbrar nada??? Isso é um absurdooo!!!
Podexa Renatoc, eu já até enviei um SMS pro cara ,(18) 9746-4132!!! Isso não se faz!!! Não mesmo!!! Na hora de fazer o download lá tudo bonitinho e ainda por cima DE GRAÇA, todos querem fazer mas na hora de ajudar o cara que fez por que tão vendedo o programa...(...)
Tem gente que tem coragem de falar: "Antes de publicar um software GPL você procurou alguém para te dizer que esta licença tem algum valor jurídico no Brasil?"
Sem comentáriossss!!!

11:25 PM  
Anonymous Anônimo comentou...

Bom alem de manifestar minha indignação com o q estaacontecendo no mercado livre, venho aqui esclarecer uma duvida tbm, é q instalei o jsms na maquina no meu trampo e na minha casa, em cas eu uso normalmente mas no trampo ele não consegue se conectar com meu proxy... será q alguem pode me dar uma dica do q ta acontecendo?
Respostas no e-mail: lleticiaa@terra.com.br

8:06 AM  
Blogger renatoc comentou...

Letícia: Estou ciente que o proxy não funciona corretamente quando há autenticação. Isso será resolvido em breve.

Além disso, o problema de erro na ordem das mensagens, reportado por alguém, voltou a aparecer para mim... preciso ver que diabos está acontecendo!

10:29 AM  
Anonymous Anônimo comentou...

Soh pra esclarecer...
Alguem sabe qtos digitos eh a verificacao dos envios??
por exemplo, se nao me engano a VIVO eh 6 Digitos, Claro 5 e assim por diante..
se algm souber qtos digitos eh cada operadora fica legal..
Abraços
Parabens pelo programa

12:30 PM  
Anonymous Anônimo comentou...

A Operadora VIVO ta fora do ar ou é impressão minha?! Da ultima vez q consegui manda foi no dia 18...

1:47 PM  
Anonymous Anônimo comentou...

Está fora do ar sim! Ainda hoje eu consegui! Só que agora algum fulano de lá tá mudando o site (de confirmação). Ou seja, não está dando!!! =/!

7:29 PM  
Blogger renatoc comentou...

É verdade, os idiotas da Vivo estão mudando o sistema e testando diretamente com os usuários... Em resumo: não funciona nada e a página dá uns erros muito estranhos... e deve continuar assim por um tempo. Assim que voltar a funcionar, eu adapto o jSMS.
Hoje mexi um pouco na parte de sincronização do histórico... o cancelamento de envio não estava prevendo uma situação, porém ainda está ocorrendo o envio fora de ordem.

11:37 PM  
Blogger renatoc comentou...

Já era.. arrumei os problemas de sincronização no histórico... Não acontecerá mais aquela loucura após cancelar uma mensagem: das próximas serem enviadas fora de ordem. Nota mental: um dia reescrever o histórico!
A próxima versão beta está pronta, falta só a Vivo estabiblizar pr'eu lançá-la.. e, então, a versão final estará pronta!

1:05 AM  
Anonymous Anônimo comentou...

Cara, seu programa é muito legal...ja mandei email e ate colocarei um banner no meu site temasxp alertando a todos disso desse robo..., posso ?

Parabens cara, se precisa de qq. coisa, ftp mirro ilimitado para por o programa é só falar...vc é DEZ parabens...

Arkanbh@gmail.com

1:28 AM  
Blogger renatoc comentou...

Pode, claro! Por enquanto não estou precisando de nada disso... mas obrigado.

7:06 AM  
Anonymous Anônimo comentou...

Putz!! Agora nem o site da TIM ta dandoo!! descobriram a marmelada!

1:42 PM  
Blogger renatoc comentou...

Eu imaginei q'isso fosse acontecer, só não esperava que iria demorar tanto ;-D

2:05 PM  
Anonymous Anônimo comentou...

eu baxei o programa nesse fim de semana e desde ontem (23/08/05) nao to conseguindo manda msgs pra Vivo.. Eu li o comentario de cima dizendo que eles tao mexendo no sistema, mas nao fico certo se este post eh novo ou nao... Qnd eu tento manda nem aparece os caracteres preu digita, jah dah erro e tenta otra vez... isso vai normaliza depois ou o meu programa eh q deu pau?

3:11 PM  
Blogger renatoc comentou...

Fran_Punk: O post é novo... em breve haverá uma nova versão do site, onde será possível ter detalhes como a data dos posts (o blogger provavelmente tenha isso, mas não sei como ligar).
A operadora Vivo está migrando seu sistema, portanto as coisas devem ficar sem funcionar por um tempo.
Para saber se o problema é o software ou a operadora, basta acessar o site da operadora e tentar executar um envio. Caso falhe, então a culpa é da operadora.

3:24 PM  
Anonymous Anônimo comentou...

poxa....me explica o que eh esse tim puk ae, ja li o manual inteiro, e a unica coisa q fala eh q tem q colocar os 4 primeiro digitos da tim puk?o que eh isso?como vou saber meu tim puk?e otra....esse envio de de msg eh gratis neh?seja tim ou qualquer operadora?
vlw...seu programa ta de parebens

12:58 AM  
Anonymous Anônimo comentou...

http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI641947-EI4801,00.html

10:38 AM  
Anonymous Anônimo comentou...

A brt tb nao ta mais dando :| sera q descobriram ? :(

arkanbh#gmail.com

11:32 AM  
Blogger renatoc comentou...

Está funcionando sim, mas o sistema deles está fora do ar.

11:43 AM  
Anonymous Anônimo comentou...

esse envio de de msg eh gratis neh? seja tim ou qualquer operadora?

Desde já obrigado e parabens pelo software. Estou tentando começar a estudar J2ME, ta um pouco complicado aprender sozim, mas persistencia é essencial...

11:48 AM  
Blogger renatoc comentou...

O código PUK é do chip do teu celular. Você deveria tê-lo recebido quando comprou o chip.
O envio via operadora TIM só pode ser feito por clientes TIM e é cobrado sim, conforme foi publicado há um tempo atrás na página principal.

Insanidade: Para as demais operadoras, o envio é gratuíto! Tchê, eu nunca trabalhei com J2ME, mas não creio que seja trivial portar uma aplicação (como o jSMS) para J2ME. Porém, como você mesmo disse, persistência e força de vontade são tudo na vida!

11:59 AM  
Anonymous Anônimo comentou...

Renatoc qual é o link do seu programa no mercado livre! para eu ver . Qaul éo passo para denunciar no ML?
Se alguém estiver vendo este post que saiba meu email é gidofrante@walla.com

Valeu galera
"java é tudo, Java é Java"

3:06 PM  
Anonymous Anônimo comentou...

Renato, com todo o respeito, se publicaste com licença GPL, tu permite que o cara venda, bastando que os fontes acompanhem o software. Não tem nada ilegal.

Mas é muito simples boicotar a venda: basta colocar no Mercado Livre que o software pode ser baixado de graça no teu site.

Parabéns pelo trabalho.

4:40 PM  
Blogger renatoc comentou...

Marco Andrei: Eu sei que podem vender. Porém, eles modificaram o programa, não mantiveram a copyright e não divulgaram o código-fonte modificado. Portanto, estão infrigindo a licença e é ilegal sim!
Não é possível comentar nada no mercado livre, pois o leilão já terminou.

4:52 PM  
Anonymous Anônimo comentou...

O cara q tá vendendo não vale o que caga.
Porque ele não vende o corpo dele ou a mãe ? HAHAHAHAHAHA

5:14 PM  
Anonymous Anônimo comentou...

Outro
http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=32104566

5:39 PM  
Anonymous Anônimo comentou...

Renato,

parabéns pelo jsms. Como forma de mostrar minha admiração procurei por uma comunidade no orkut para o JSMS. Achei, mas lá alguem disse que ele não é um GPL. Dá uma olhada!

Diego

8:45 PM  

Postar um comentário

<< Página Principal