<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d7477502\x26blogName\x3djSMS\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLACK\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://jsms.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://jsms.blogspot.com/\x26vt\x3d2558718862538480322', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

quarta-feira, março 16, 2005

Manual de uso do jSMS

Para quem está tendo problemas em usar o jSMS ou é um novo usuário, aqui vai um manual prático de uso e instalação, cortesia do Otávio:

Manual do jSMS

Postado por renatoc às 11:53 PM

79 Comentários:

Anonymous Anônimo comentou...

Daee.. Só faltou falar sobre o VIVO login e VIVO senha.!?!??!?!?!

Andrei/SC

3:18 PM  
Blogger renatoc comentou...

Não faltou não!
Duas coisas: ou você deixa o mouse parado sobre o campo de Vivo login e/ou Vivo senha e verá uma ToolTip de ajuda.... ou entre no nosso grupo no Google Groups e veja essa questão já respondida.

9:19 PM  
Anonymous Anônimo comentou...

1º lugar Parabens pelo programa, aki no meu Freebsd funcionou blz, só uma ideia, pq nao porta ele tb para applet ?

3:10 AM  
Blogger renatoc comentou...

Valeu.
Por que fazer uma versão em applet? Isso dará bastante trabalho e não vejo por que valeria à pena. Muito pelo contrário, o jSMS versão applet seria gigante e lento de carregar!

8:44 AM  
Anonymous Anônimo comentou...

Oi gente.... sei que isso já deve estar atormentando vc... pois todos estão fazendo essa pergunta!!.... o tim login... No manual... diz que quem é de outra operadora não é necessário colocar, correto? eu sou da claro e mesmo assim minhas mensagens não são enviadas pois o programa pede o tim login... (Ps: o cel que eu amndo as mensagens tbm é claro)...
ESTOU PERDIDA... E JÁ reli esse tréco milhoes de vezes!!!! heheh
valeu a atenção!!!! espero que me ajudem...

3:22 PM  
Blogger renatoc comentou...

Melzinha: para enviar mensagens para celulares TIM, é necessário possuir um login e código puk da TIM. Para se ter tais informações, é necessário ser cliente da TIM ou possuir um amigo que lhe disponibilize tais dados.

11:37 PM  
Anonymous Anônimo comentou...

Não consigo configurar o proxy para funcionar. Dá erro de conexão, pois o proxy precisa de senha.
Tem como congurar de alguma maneira?

11:50 AM  
Blogger renatoc comentou...

O jSMS não suporta autenticação em servidor proxy.... Um dia o irá! É só eu encontrar no HTTPClient onde se faz isso.... ;-D

8:35 PM  
Anonymous Anônimo comentou...

Galera não consigo enviar mensagem de jeito nenhum só dá "erro de conexão". O que estou fazendo errado? Me ajudem.

12:16 PM  
Anonymous Anônimo comentou...

Galera não consigo enviar mensagem de jeito nenhum só dá "erro de conexão". O que estou fazendo errado? Me ajudem.

12:19 PM  
Blogger renatoc comentou...

Olha tchê, se nem atualizar tu consegue, então há alguma coisa errada com a tua rede. Você está em casa? No trabalho? Há algum firewall?

12:34 PM  
Anonymous Anônimo comentou...

Esse programa nao serve pra enviar torpedo pra celulares Vivo,eu hein...

2:37 PM  
Anonymous Anônimo comentou...

Olá pessoal...
Seria difícil/trabalhoso para incluir a operadora "OI" na lista de operadoras, para a próxima versao!?
Ficaria perfeito!

Abraços, Mendel.
mendeleev@msn.com

7:40 PM  
Blogger renatoc comentou...

Sim. Essa operadora não existe no RS... Eu tentei uma vez, mas estavam acontecendo coisas estranhas... Então, larguei de mão.

12:08 PM  
Anonymous Anônimo comentou...

ow, é o seguinte, aqui no parana ta dando o seguinte erro, eu tento mandar uma msg pra um celular da TIM, ams ele ta reconhecendo como se fosse celular da vivo, ai da erro pra enviar, se eu configuro manualmente ele fala que nao é um celular valido pra essa operadora, ja se eu tendo mandar pra um celular da vivo ai ele ja da erro direto, falandoq ue nenhuma operado é capaz de enviar msg pra esse numero.
Só pra constar no PR os celulares da tim começam com 99 ou 96 e os da vivo começam com 91, a unica operadora que testei e funcionou foi a brasil telecom... a claro nao testei...

3:53 PM  
Anonymous Anônimo comentou...

amigo, eu cadastro um perfil no programa, e adiciono uma senha da vivo, ao editar o perfil, vejo que o campo senha foi limpo, nao tem nada na senha, o que acontece?

8:38 AM  
Blogger renatoc comentou...

Eduardo: isso quer dizer que a sua senha é inválida. A senha da Vivo é composta de 6 dígitos.. se você estiver entrando com 6 dígitos e estiver dando errado ainda, me avise!

11:27 PM  
Anonymous Anônimo comentou...

oi blz?? keria saber se vc poderia desenvolver algum programa tipo esse mas q utilize vOIP...pa faze ligacao e tals...tem jeito???

vlwss =DDD

12:20 AM  
Blogger renatoc comentou...

De graça, nenhum fudendo!
Por que haveria eu de desenvolver um programa assim se existe o skype? ;-D

12:24 AM  
Anonymous Anônimo comentou...

Fala pessoal do JSMS, tudo bem? Não achei outro meio de mandar um recado para vocês, mas aí vai. Hoje dando uma olhada no site da VIVO, notei o link Foto Torpedo Web. Ali pude mandar fotos escolhidas por mim para celulares que possuem MMS. Gostaria de saber se vocês pensam em habilitar esse simstema no Jsms? Obrigado!

6:22 PM  
Blogger renatoc comentou...

Meu celular não suporta MMS, logo não ;-D
Não há planos para adição de tal funcionalidade. Mas, nunca se sabe.

11:27 PM  
Anonymous Anônimo comentou...

Seria legal que futuramente pensar em aspectos como segurança das informações, o HttpClient tem um bom suporte ao SSL abaixo segue o link para trabalho com isso.
http://jakarta.apache.org/commons/httpclient/sslguide.html


Tive um pequeno problema, que já foi dito anteriormente, o caso de possuir um proxy a frente pra efetuar o envio. Baixei o código e farei uma customização pra contemplar isto... Passo tb o link para trabalhar com isto.
http://jakarta.apache.org/commons/httpclient/authentication.html

2:11 PM  
Anonymous Anônimo comentou...

Outro requisito a ser considerado seria a internacionalização do projeto... já imaginou jSMS utilizado por gringos... agora se for feito isso terão q ser adicionados recursos de cadastros de operadoras, mas ainda não cheguei a ver totalmente o codigo e verificar como é feito a verificação do número... No mais excelente sacada!

2:18 PM  
Blogger renatoc comentou...

mbjunior: eu sabia que o HTTPClient possui suporte à SSL, porém não sabia como utilizá-lo. Bom saber disso. Mas te faço uma pergunta: para quê usar SSL, considerando que nenhuma das operadoras utiliza SSL?
Quanto ao segundo link, excelente! Agora fica uma barbada fazer autenticação em servidor proxy... Em breve sairá uma nova versão com tal funcionalidade. Talvez até hoje mesmo ;-D

2:19 PM  
Blogger renatoc comentou...

mbjunior: internacionalizar o projeto é relativamente simples, apenas um pouco de trabalho braçal. Porém, cadastrar operadoras não é algo tão simples. A verificação do número é feito no método canHandlePhone(), da classe jSMS.operator.AbstractOperator. O método é abstract e, portanto, é implementado por cada uma das operadoras.

2:24 PM  
Anonymous Anônimo comentou...

Estou com o código aqui em minha frente de como vc faz a verificação... este array são os prefixos que cada operadora possui? Fiquei na dúvida... Outra perguntinha... Como conseguiu isso hein hehehe? Ah! em relação a SSL seria otimo eu ter segurança... imagina que eu sou um gerente de de contas de uma determinada pessoa e ela está precisando agora da senha dela pra utilizar acesso ao homebanking dela e ela só tem o celular como meio imediato de comunicação... aí eu penso "poxa quem me dera ter um SMS seguro...". Entao pq não utilizar SSL? tá aí eu só mencionei um cenário mas creio q existem muito mais possibilidades em que posso precisar de tráfico seguro em minhas trnsações SMS. Além de ser um diferencial do jSMS em relação as ferramentas encontradas nas operadoras. Chame a atenção se diferenciando... :D achei muito massa sua ideia e estou disposto a ajudar...

3:17 PM  
Anonymous Anônimo comentou...

Muito bom ter implementado um template method para as operadoras... no dia q quizer colocar outro operadora simplesmente extendo sua arquitetura... show de bola!

3:19 PM  
Blogger renatoc comentou...

mbjunior: sim, aquele array contém os prefixos que as operadoras suportam aqui no estado. Cada operadora valida de uma forma diferente. Tudo bem, eu concordo que, nesse caso SSL seja interessante. Porém, para que tal estratégia funcione, seria necessário enviar mensagens criptografadas via SMS normal (pois nenhuma operadora oferece SSL) e decodificá-las no celular. Para tal, seria necessário desenvolver um programa para rodar no celular e descriptografar as mensagens. Isso não é lá muito divertido ;-D
Veja bem, não é possível utilizar SSL para a conexão com as operadoras, pois elas não oferecem essa opção!
Classes abstratas são coisas boas ;-D

5:50 PM  
Anonymous Anônimo comentou...

me passa tel email ou msn para a gente discutir sobre estes aspectos... pq se nao a galera pode estar achando um saco nosso papo.

6:01 PM  
Blogger renatoc comentou...

mbjunior: concordo. Dê-me o seu email, q'eu entrarei em contato. BTW, eu odeio o MSN! ;-D

7:42 PM  
Anonymous Anônimo comentou...

Renato! Mano cade vc? Ass: SaindoFora

9:42 PM  
Blogger renatoc comentou...

Cara, eu estou no icq, mas estou sem a minha lista, pois estou em outra máquina. Portanto, mande uma msg.

12:33 AM  
Anonymous Anônimo comentou...

segue meu email...
moacyjr@gmail.com

9:15 AM  
Anonymous Anônimo comentou...

e muito bem este programa vc estão de parabéns

1:11 AM  
Anonymous Anônimo comentou...

Primeiramente, PARABÉNS pelo trabalho de Vocês!
A muito tempo procurava um programa efifiente de sms que reunisse todas as operadoras. O único programa que conhecia no sentido, era um que enviava para OI, SMSBUG, se não me engano!)

-Pequenos problemas que tive: Os celulares da TIM de SC usam o prefixo 99 e 96 e o programa tem identificado esses números como se fossem da Vivo.
-Em SP (DDD 11) a Tim tem utilizado o prefixo 84, e o programa identifica como Brasil Telecom.

Não sei se é de interesse da equipe, mas vocês poderiam divulgar esse programa nos foruns:
http://forum.clubedohardware.com.br
http://www.foxgsm.net
http://www.seucelular.com.br

CERTAMENTE MUITOS NOVOS USUÁRIOS SE BENEFICIARÃO DA FERRAMENTA!

[]s

12:09 PM  
Anonymous Anônimo comentou...

Sobre a operadora Oi, ja avia baixado antes um jsms de uma versao mais antiga (+- setembro 2004), eu enviava msgn pra TIM da Bahia (onde nem o site da TIM suporta), e pra oi eu mandava usando a opção VIVO como operadora. Agora com essa versao mais nova nao consegui. Eu nao uso mas a versao antiga pois funciona em alguns micros.(nao se porque)

5:42 AM  
Blogger renatoc comentou...

tiago: forçando a utilização da operadora Vivo para telefones Oi, é possível enviar mensagens? Diga-me, qual versão era q'eu dou uma olhada...

9:28 AM  
Anonymous Anônimo comentou...

cara, essa vivo tinha que morrer literalmente falando!
é a operadora mais muquirana, mesquinha e fdp que eu ja ví na minha vida! não da nada, mais nada mesmo pros seu clientes... nem torpedo de graça no site ela dá! quando era telefonica ainda deixava mandar torpedo de graça, agora vc tem que ter crédito no celular pra enviar torpedos no próprio site, e ainda é cobrada tarifas como se estivesse usando o celular! se eu tivesse o poder (técnica) pra derrubar o site deles ja o teria feito a muito tempo.
em resumo, o JSMS nao manda torpedos pra celulares VIVO.
"mas se alguém aí quiser um pc Zumbí pra ataque ,o meu está a disposição...

1:09 PM  
Anonymous Anônimo comentou...

queria saber se tem algum plano de update pro JSMS com relação a torpedos da operadora Oi... no site da Oi ja deixam enviar torpedo de graça a muito tempo.
e também sobre torpedos TIM... afinal fica pedindo senha pra enviar, me parece que é igual a "jaca" da VIVO.

1:13 PM  
Blogger renatoc comentou...

ary ribeiro: não, a operadora Oi não é suportada!

O jSMS envia SIM mensagens para o operadora Vivo, sem a necessidade de senha, uma vez que o sistema antigo deles ainda está acessível! A senha é apenas necessária para o envio de grupos da Vivo. Por sinal, vou retirar a senha da Vivo na próxima versão do jSMS, assim q'eu tiver um tempinho extra...

6:51 PM  
Anonymous Anônimo comentou...

oie, eu acabei de baixar o programa, tenho cel da tim e eu gostaria de saber como posso saber qual é meu login.. o meu puk eu sei.. mas meu login onde posso ver? por favor me respondem!

11:51 PM  
Anonymous Anônimo comentou...

como posso descobrir meu login? sou da tim!!!!

11:53 PM  
Anonymous Anônimo comentou...

eu nao consigo mandar msgs pra meu namorado.. ele tem tim e eu tbm.. sempre quando tento mandar diz que deu erro na conexão.. oq estou fazendo de errado? por favor me respondem!

12:03 AM  
Anonymous Anônimo comentou...

bom dia!
sou desenvolvedor, me iniciando na linguagem java, mas como na parceria que eu tenho, colcoamos, uma aba em desenvolvimento que poderia ter adicionado um recurso como o envio de sms, estava querendo mais informações sobre o programa, pois minha intenssão, é de que, se com a permissão de vcs, passar ele para jsp, para usar em um projetinho.
Caso exista essa possibilidade, peço que entrem em contato cmg, via email ou msn, o meu msn é junior@travelnet.com.br
obrigado

1:08 PM  
Anonymous Anônimo comentou...

OLA, NAO CONSIGO ENVIAR PELA VIVO, E TAMBEM NÃO CONSEGUI VER O MANUAL DO PROGRAMA, ALGO ERRADO.

1:06 PM  
Anonymous Anônimo comentou...

OK. ok ótimo, grato, pelo programa , agora sim ,ninguem segura mais
um abraço de gaucho para gaucho

3:52 PM  
Anonymous Anônimo comentou...

po eu peguei o programa agora...tem akele negocio do tim login e senha puk...eu nao sou usuario da tim, quero mandar menssagem para um cel da claro e outro da vivo...mais soh dah ERRO DE CONEXAO...alguem pode me ajudar???

1:43 PM  
Anonymous Anônimo comentou...

Olá eu configurei o programa para envio sms da TIM, mas eu envio a sms digito o código de quatro digitos que aparece na tela após aparece uma mensagem assim: "Código inválido enviando mensagem para..." e eu não consegui configurar o servidor proxy pois não sei o que é isso! Tem alguma coisa a ver com isso? Grato

4:26 PM  
Anonymous Anônimo comentou...

E obrigatorio colocar os servidor proxy no progama e a porta
e nao entendo muito sobre isso
como eu faço
sempre quando eu mando mensagem pra tim da erro de conexão
o que e isso
e la na configuraçao do progama tem lá pedindo assim mesmo
servidor proxy
e porta proxy
e senha de usuario
mas com eu faço para resolver esse problema

4:36 PM  
Anonymous Anônimo comentou...

pow ai mano ñ estou mais conseguindo mandar mansagem pra claro esta dando um erro dizendo que ja exedeu o limite de mensagem inviada ai como eu faço pra liberar se e que tem como wlw me ajuda ai eu ja baixei ate ele de novo mais nada por favor me ajuda ai pow meu imail e

12:52 PM  
Blogger Unknown comentou...

eu nao consegui enviar a mensagem !!!!!!!
pq? esta dando
erro desconhecido no servido enviando mesagen para ...via tim??
pq isso

3:08 PM  
Anonymous Anônimo comentou...

eu possuo o chip da tim, cadastrei o login corretamente e na hora de mandar as mensagens para celulares tim que aparece o código de verifacação que sao aquelas letras onde pede para diferenciar maiúsculas de minúsculas:

2º - como diferenciá-las, sendo que só aparecem maiusculas, e eu coloco do mesmo jeito e da erro.
anluc.tamoyo@gmail.com

9:06 AM  
Anonymous Anônimo comentou...

ola gentii me ajuda pq naum estou conseguindo enviar msg pra vivo nem pra tim
qual e a senha e aonde eu coloco pra funciomar?

2:08 PM  
Anonymous Drika' comentou...

eu baixei o programa, mais não consigo mandar msg nenhuma, pq precisa de login e (puk da tim)já procurei em td lugar ond arranjar isto e nada! pede tbm pra mim editar meu perfil, já editei e não da msm assim! oq faço? pelo amor de deus.

5:10 PM  
Blogger drika comentou...

aparese tbm imagem invalida!
q imagem??? n tem imagemm uaii!=/

5:26 PM  
Blogger CAMINHO A DEUS comentou...

Não consigo enviar sms para telefones da claro, faz alguns meses(3 ou 4 meses) que isso acontece. Uso a versão v3.02 e linux ubuntu 8.04, o que pode ser? Obrigado!

6:21 PM  
Anonymous Danilo comentou...

eu não consigo mandar mensagem para vivo.da como enviando....é necessario login (edite seu perfil).como é que eu faço para mandar mensagem para algum celular vivo?

3:54 PM  
Anonymous Anônimo comentou...

quantas mensagens eu posso enviar????
muito obrigado!

8:53 PM  
Blogger Lucas comentou...

meu tel. é vivo e o da minha namorada tbm;
porem nao consigo enviar msg pra ela .
quando eu vou enviar ele pede senha e PUK TIM.
oq ta acontecendo???

1:01 PM  
Blogger Unknown comentou...

Estou com um problema, nos prefixos da claro não tem ddd 12. O que eu faço? desde já agradeço

4:52 PM  
Anonymous Tyanne comentou...

Nao estou consigo enviar NENHUMA mensagem! Erro: Verificar a Operadora e Imagem Inválida.


Baixei jsms3.11 e coloquei os contatos q ja tinha (sao muitos e todos da OI). A nova versão manda verificar a operadora dos contatos, porem quando faço a verificação da uma mensagem de erro (na cor vermelha na parte inferior do programa) dizendo: imagem inválida verificando a operadora de (nome do contato). Nunca tive nenhum problema com as antigas versões, muito pelo contario, so tenho que elogiar os antigos JSMS, mas agora ñ consigo enviar nenhuma mensagem ha algum tempo por conta desse problema. Vcs poderiam me ajudar por favor?

10:07 AM  
Anonymous Rafael comentou...

Bom dia! Já uso o programa a bastante tempo, porém já a algum tempo não consigo enviar msg pois aparece" IMAGEM INVÁLIDA" o que faço?

Att,

Rafael.

10:22 AM  
Anonymous Anônimo comentou...

alguem poderia me ajudar unde eu encontro o numero do servidor do proxy.. nao intendi e nao axei nd falando sobre isso.
obrigadoo

7:52 PM  
Anonymous Anônimo comentou...

ae pessoall me ajudemm eu tenho um cel da claro a menina que eu gosto tbm mas quando eu vo envia da isso aqui:>Erro desconhecido no servidor enviando mensagem para ayane via claro < o q eu faço pq nao ta enviandoo add eu no msn e me de o resutado por favor>vidalokavm@hotmail.com<nao liga para o tipo do email nao e de drogado ou maconhero coisa assim naoo e q foi meu amigo q fex

10:14 PM  
Anonymous Anônimo comentou...

Nome:Franciele
Ooow eu queria uma ajudinha se possível
eu baixei o jSMS versão 3.11 só que não consigo enviar mensagens de jeito nenhum
dá "erro desconhecido no servidor"
achei que fosse como o colsms q nao pode enviar para tim então botei um da claro para enviar e não deu do mesmo jeito me ajude por favor

12:28 PM  
Anonymous Anônimo comentou...

Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh droga, eu nao consigo mandar mensagem nenhuma pra ninguém!
COMO VOCÊS FAZEM ISSOOOOOOO???? bj :D

5:00 PM  
Blogger juninhoh comentou...

aonde eu arrumo uma senha e login que eu nem sei ?! porque na hora de enviar pede !

11:11 AM  
Anonymous Anônimo comentou...

Parabéns pelo programa, estou com um problema se puder me ajude.

Bom dia já procurei em varios topicos e no google a minha duvida mas não encontrei.

E o seguinte gostaria de passar mensagens no JSMS porem quando vou configurar o perfil não encontro a operadora NEXTEL alguem poderia me dizer se tem a possibilidade de usar o programa para enviar via nextel? e como faço para configurar ?

8:35 AM  
Anonymous Anônimo comentou...

Acabeide adquirir seu programa mas nao consigomandar nehuma msm pra nenhuma operadora. fica dizendo imagem não valida, ai pede pra digitar aqueles codigos de numeros e letras, digito e nada acontece e isso fica se repetindo sempre

12:21 PM  
Blogger gabi_sinx10 comentou...

Queria saber se da para enviar
da Claro > Vivo?

5:34 PM  
Blogger gabi_sinx10 comentou...

Gente eu queria saber se da pra enviar da Claro > Vivo prq so tá dando erro!

5:35 PM  
Anonymous Anônimo comentou...

boa noite, seu programa é muito bom, mas nao comigo, pois nao funciona....
so fica dando erro de imagem, imagem invalida, blablabla...
qual é o problema?
grato, pela atençao.

2:54 AM  
Blogger Felipe comentou...

Olá pessoal, quero pedir a vcs que me ajudem...Eu não estou conseguindo editar o perfil do jSMS, eu coloco o meu nome, ddd, número do celular e coloco a senha do meu puk, mas quando coloco aparece Criando login de operadora...formato inválido! Ja tentei várias vezes mas não conseguir, se souberem por favor me ajudem...lipe...

6:55 PM  
Anonymous Anônimo comentou...

Eu nao consigo enviar msg para vivo, pois o programa manda q eu edite meu perfil, porem me pede uma senha, que senha é esta?

7:41 PM  
Anonymous Anônimo comentou...

Tenho tentado enviar mensagem pela vivo mas pede login e senha. O que seria login e senha da vivo? Pede para colocar e-mail ou telefone mas não dá certo

3:44 PM  
Anonymous Anônimo comentou...

[url=http://kaufencialisgenerikade.com/]kaufen cialis[/url] cialis
[url=http://acquistocialisgenericoit.com/]acquisto cialis[/url] cialis senza ricetta
[url=http://comprarcialisgenericoes.com/]cialis precio[/url] venta cialis espana
[url=http://achatcialisgeneriquefr.com/]generique cialis[/url] prix cialis 20 mg

12:03 AM  
Anonymous Anônimo comentou...

[url=http://kaufencialisgenerikade.com/]cialis generika[/url] cialis kaufen
[url=http://acquistocialisgenericoit.com/]cialis[/url] cialis roma
[url=http://comprarcialisgenericoes.com/]cialis[/url] cialis comprar
[url=http://achatcialisgeneriquefr.com/]vente cialis[/url] cialis moins cher

6:59 AM  
Blogger Claudiomar comentou...

Seu programa é otimo é maravilhoso so o que falta nele é funcionar!!!!!kkkkkkk

1:47 AM  
Anonymous Anônimo comentou...

http://achatcialisgenerique.lo.gs/ acheter cialis
http://commandercialisfer.lo.gs/ acheter cialis france
http://prezzocialisgenericoit.net/ comprare cialis
http://preciocialisgenericoespana.net/ cialis venta

2:41 PM  

Postar um comentário

<< Página Principal